Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo é Ronaldo!

Por Renan Fontes

Hoje, dia 14 de fevereiro de 2011, vai ficar marcado para sempre na história como o dia que Ronaldo anunciou o fim de sua carreira. Apesar de o blog ficar restrito aos clubes cariocas e à Seleção Brasileira, seria impossível não tratar do jogador que mais vi jogar. Em “seus auges”. Sim! Ronaldo não possui só um auge na carreira. Em 1996 e 1997 foi eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, jogando pelo Barcelona e Inter de Milão, e em 2002 foi mais uma vez o melhor jogador do mundo jogando pelo Real Madrid.


Ronaldo participou das Copas de 1994, 1998, 2002 e 2006. O “fenômeno” saiu como campeão nas Copas de 1994 e 2002 e ainda sendo vice-campeão em 1998. Além de ter esse desempenho notável em Copas do Mundo ainda é o jogador que mais fez gols no torneio, somando 15 em todos os anos que disputou.

Teve uma carreira marcada por graves lesões no joelho em situações que mesmo especialistas diziam que não jogaria mais no nível anterior. Saindo vencedor da Copa do Mundo de 2002, Ronaldo estava vindo de sua lesão mais grave e ainda conseguiu ser um dos destaques nessa Seleção, juntamente com Rivaldo e Ronaldinho.


Seus problemas de lesão acarretavam muitas dores fazendo com que o desempenho de Ronaldo não fosse o que ele próprio esperava. Mas as dores começaram a fazer grande diferença no período em que jogou no Milan e no Corinthians. Nos seus últimos dois clubes não teve o desempenho notável como nos clubes anteriores, também devido a sua idade. No Corinthians, teve sua melhor temporada em 2009 sendo campeão paulista e campeão da Copa do Brasil. Conseguiu jogar em alto nível mais uma vez, e muitas pessoas pediam Ronaldo convocado para a Copa do Mundo de 2010. No entanto Dunga preferiu levar o Grafite, enfim, todos já sabem o que aconteceu...

Ronaldo é um ídolo no mundo todo e sem dúvidas, um dos maiores jogadores de futebol da história. Justificou a sua aposentadoria pelo fato de que as dores se tornaram insuportáveis e já está cansando com a rotina do futebol depois de 18 anos de carreira.. O último ano de Ronaldo como jogador precisa ser esquecido já que não era o “Ronaldo” que todos aprendemos a admirar.

Enfim, o “R9”, o “fenômeno”, o craque se aposentou. Sempre veremos seus lances e lembraremos como ele fazia a diferença. Ronaldo é Ronaldo! E sempre será!

Uma homenagem da Equipe Joga na Área a um dos maiores jogadores de todos os tempos. Obrigado, Ronaldo.