Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Brasil sonolento, mas eficiente.

Em uma partida de dar sono, o Brasil bate a Colômbia por 2 a 0. Apesar da vitória, seleção não convence, mas assume a liderança do hexagonal. Casemiro e Diego Maurício garantiram o sono tranquilo do técnico Ney Franco.

Depois de um gol no início do jogo, o time do Brasil relaxou e foi dominado pela Colômbia, porém nossos adversários não tiveram a competência de acertar as finalizações. Quando o time colombiano chutava para o gol, ou era bola “pro mato”, ou era impedido pela ótima atuação do nosso goleiro Gabriel. Para os críticos que diziam não ser um goleiro confiável, a resposta veio hoje dentro de campo.

Se houver uma desculpa para apontar o relaxamento do Brasil, foi o gol feito logo aos dois minutos de jogo por Casemiro. Depois disso a impressão que passou a todos que assistiam a partida foi a falta de interesse, como também a diminuição do ímpeto ofensivo que víamos em jogos anteriores. A Colômbia passou a atacar e o Brasil continuava apático. Aproximadamente na metade do primeiro tempo, o volante Casemiro foi substituído por Diego Maurício, deixando o time mais ofensivo no entanto exposto demais na defesa.

Casemiro abriu o placar logo aos dois minutos de jogo.

No segundo tempo, o técnico brasileiro Ney Franco substituiu o atacante Willian José que não vinha fazendo um bom jogo para a entrada do volante Zé Eduardo, e assim reforçando a marcação do time. Apesar das mudanças o jogo não mudou muito, já que o time brasileiro continuou tendo enormes dificuldades para chegar ao gol colombiano.

O sufoco do Brasil continuou na etapa final. Tanto Lucas quanto Neymar, que vinham sendo os destaques do time, estiveram apagados durante a maior parte do jogo. A estrela rubro-negra brilhou novamente com um golaço do nosso Diego Maurício, que começou no banco de reservas e entrou ainda no primeiro tempo.

Diego Maurício marcou o segundo gol brasileiro, e fechou a conta em Arequipa.

O jogo continuou se arrastando, o sono chegando e as pálpebras se fechando...

Até que pouco depois, aos 26 minutos, Neymar acerta um chute na trave e meu interesse pelo jogo cresce novamente. Fui enganado. O jogo voltou a ser o que era. A Colômbia passou a pressionar ainda mais o Brasil com velocidade e bom toque de bola, e os nossos jogadores não conseguiam encaixar um contra-ataque.

Para a minha alegria e de muitos que viam o jogo, finalmente sai o segundo gol brasileiro e de quem??? DIEGO MAURÍCIO! Um golaço num chute fortíssimo de pé direito, sem chances para o goleiro colombiano. Fim de jogo e vitória brasileira sobre a Colômbia por 2 a 0.

O próximo jogo do hexagonal final é contra nossos “amigos” argentinos. A partida será realizada no domingo, às 23h10, horário de Brasília. Peruanos¹, entrem na torcida pela seleção pentacampeã do mundo!

[Renan Fontes]




¹Disse peruanos porque o Sul-americano Sub-20 está sendo disputado no Peru. (N.E.)

O primeiro ponto a gente nunca esquece.

Essa poderia ser a manchete do Vasco, assumindo a liderança do grupo no campeonato, mas pra sina da torcida cruzmaltina, nada mais é do que o primeiro ponto do time no carioca. Após quatro derrotas consecutivas, três contra times pequenos e uma contra o maior rival, o Flamengo, ontem o time entrou em campo contra o Volta Redonda com a missão de mostrar que poderia viver sem Carlos Alberto - que deve ter sua reunião com a diretoria hoje, e Felipe - que já conversou com todo mundo e hoje já treina com o time, estando disposição de Ricardo Gomes para próxima partida. Mas os jogadores que entraram em campo não conseguiram ter sucesso em combate.

Gaúcho que fez sua última partida ontem como técnico interino escalou a equipe de forma diferente, num 4-3-3 com Misael, Eder Luiz e Marcel na frente, e Jefferson articulando as jogadas como homem de criação. Tudo indicava que o Vasco finalmente ia conseguir sua primeira vitória e fazer seus três preciosos pontos, que ajudariam na reabilitação psicológica de todos os jogadores. No primeiro tempo, ainda com bom estado mental e sem o nervosismo aflorando, o time criou bastante e de forma eficaz.

Por várias vezes Eder Luiz apareceu livre para marcar o gol, aonde podemos destacar um bom lances aos 21 minutos, quando na entrada da área pelo lado direito, Eder fingiu que cruzaria a bola e chutou a gol, mas sem sucesso a bola subiu, e passou acima da meta do Voltaço. Aos 30 minutos, agora em tabela com Irrazábal, Eder apareceu mais uma vez totalmente livre de marcação e tento colocar no ângulo e sem sucesso mais uma vez a bola subiu e passou rente ao travessão. Marcel foi uma peça nula no ataque vascaíno. Sem tomar sustos na defesa, assim terminou o primeiro tempo, os jogadores saíram aplaudidos devido ao bom jogo que vinham fazendo, já que a torcida entendia e nervosismo e apoiava os jogadores.

Éder Luis: "As bolas que entravam antes, agora não entram mais."

O Vasco voltou para o segundo tempo mantendo a pressão e o Volta Redonda manteve a retranca, e em um contra ataque o time do interior do estado, quase marca com Leandrinho, que após driblar Fernando Prass, ficou sem ângulo e perdeu o gol. Veio a parada técnica aos 20 minutos, e com ela também veio o fim da paciência da torcida. Marcel foi sacado da equipe e em seu lugar entrou outro jogador tão fraco quanto, Patric, que nada mudou o panorama do jogo. Um pouco depois foi a vez de Ramon dar a vaga a Marcio Careca, que também nada fez. Aos 33 minutos Jefferson chutou prensado da entrada da área, e a bola sobrou livre para Eder Luiz sozinho de cara pro gol, com o goleiro Mauro - campeão brasileiro pelo Santos - quase batido, mas o atacante conseguiu a proeza de chutar em cima do goleiro do Volta Redonda.

Apesar das muitas tentativas de gols, e o juiz Djalma Beltrame dar 8 minutos de acréscimo, a pontaria e o psicológico dos jogadores estavam em outro mundo, e o placar se manteve inoperante e assim terminou o jogo 0 a 0. No fim do jogo, Eder Luiz deu uma infeliz entrevista dizendo que “as bolas que entravam antes, agora não entram mais”. O Vasco continua tendo o pior ataque dentre os grandes da competição.

Ricardo Gomes já assume a equipe no próximo domingo, contra o Americano.

Pelo menos desta vez a equipe cruzmaltina não perdeu, e demonstrou evolução no ataque e na zaga, só faltou pontaria. O que resta agora é esperar pelo início de trabalho de Ricardo Gomes, e ver o que ele já consegue tirar do time para o próximo compromisso. O Vasco enfrenta o Americano no domingo, em São Januário, às 17h, horário de Brasília.

[Anderson Thiago]