Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

100%

Por Bernardo Mesquitella

Se os torcedores ficavam apreensivos com as últimas atuações do Glorioso e saíam insatisfeitos mesmo com a vitória, não é o que pode ser dito nesse jogo. Na partida contra o Americano, o Botafogo jogou como nunca havia jogado no Campeonato Carioca tendo uma postura ofensiva. Com o adiantamento da marcação, o adversário se enrolava na hora de sair para o jogo e a bola era roubada fazendo surgir sempre um ataque perigoso. Tudo bem que foi contra o Americano, um adversário frágil, porém em outros jogos contra equipes pequenas possuíamos uma grande dificuldade em controlar o jogo.

Sempre disse nesse blog que a postura defensiva e tendo o contra-ataque como a maior arma já não era tão positiva para o Botafogo. Essa postura quase nos causou a eliminação na Copa do Brasil, eu lembro e todos os botafoguenses também... Será que Joel percebeu que esse esquema de jogo não vinha mais dando certo e mudou? Algumas vozes dizem que Joel Santana nada tem a ver com isso.

Dizem que isso é obra de um certo “Loco”... Rolam boatos de que Loco Abreu se reuniu com o time pedindo uma postura de jogo mais ofensiva e agressiva, para que os jogadores pressionassem a saída de bola do adversário. Se isso for verdade, futuramente teremos um técnico competentíssimo e que ainda privilegia o ataque. Abreu é diferente. Sabemos que já criticou a postura defensiva de Joel publicamente. Boato ou não, o Botafogo realizou sua melhor partida no ano e com o futebol mais bonito.

Herrera foi o melhor jogador do Botafogo marcando dois gols

Voltemos a partida. No primeiro tempo dominamos o Americano e as chances de gol surgiam naturalmente, e era questão de tempo os acertos ao gol. Somália perdeu um gol que qualquer um faria com menos de 10 minutos de jogo. Numa jogada clássico, um cruzamento veio do lado direito e o juiz marcou pênalti do zagueiro sobre “Loco” Abreu, acho que não foi nada mas enfim... GOOOOOOL!!! Herrera bateu e marcou. Em um lindo lançamento de Somália, Abreu foi correndo em direção ao gol desde o meio de campo e ampliou para nós, 2 a 0 e alegria. O primeiro tempo foi dominado amplamente por nós, e diferentemente de outros jogos, o time não se acomodou com a vantagem e partia para o ataque.

No início do segundo tempo, o Fogão ampliou mais uma vez. Num cruzamento agora vindo da direita, o zagueiro João Filipe ampliou o placar. Tendo uma vantagem de três gols o time naturalmente se acomodou e começou a sofrer certa pressão do Americano. Joel Santana com uma postura ousada de jogo tirou o volante Somália e colocou o nosso talismã Caio. E o Botafogo continuou atacando e o quarto gol saiu. Com um passe de Lucas, Herrera recebeu dentro da área e fechou o placar. Gol, festa e goleada!!! Finalmente o time convence a torcida.

O Glorioso jogou bonito e mostrou a todos a sua força

O próximo jogo é contra o Vasco, no domingo, e pode marcar uma fase de um Glorioso ofensivo e sem medo de atacar. Pela primeira vez no ano, a torcida tem uma expectativa muito grande sobre o futebol que será apresentado e lotará o Engenhão. A vitória é certa!!!