Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Nem Batendo

Que o time do Brasil é muito veloz ninguém nega. Mas hoje ficou provado que a velocidade aliada a experiência dos nossos jogadores é capaz de bater qualquer adversário. O time do Chile usou e abusou de pontapés e pancadas pra cima dos brasileiros contando com a falta de disciplina do juiz, porém mesmo assim nossos jogadores não reagiram e compensaram a agressividade dos chilenos com um talento que sobrou em campo.

Com um primeiro tempo razoável e um segundo tempo de encher os olhos, a seleção brasileira goleou o Chile por 5 a 1. E não pensem que o Brasil goleou um time qualquer porque de todas as seleções, o nosso adversário de hoje pode ser considerada a terceira potência desse Hexagonal Final. Além da goleada do Brasil ainda tivemos o prazer de ver nossos “amigos” argentinos perderem para o Equador por 1 a 0, deixando nossa noite mais feliz ainda...

Além da violência dos chilenos tenho que destacar a atuação de Neymar. Com dois gols e uma assistência, esse santista consegue fazer a diferença numa partida. Arrisca, chuta pro gol, chama os adversários, recebe falta, e mesmo assim ele sorri. Temos sorte dele jogar do nosso lado.

Neymar comandou a goleada do Brasil sobre o Chile.

No primeiro tempo o Chile ofereceu muito perigo para o Brasil, não só com o seu “gol relâmpago” após o gol brasileiro, mas também com uma falta cobrada na trave. A seleção chilena possui um bom toque de bola que conseguiu envolver o Brasil no primeiro tempo fazendo com que o primeiro terminasse num clima de preocupação com o futuro da partida.

De maneira nenhuma eu queria que acontecesse o mesmo que aconteceu com os argentinos...

Aí veio o segundo tempo e com ele a excelente atuação de Neymar e Lucas, tendo o último feito um golaço, encobrindo o goleiro chileno. Não podemos esquecer da atuação do nosso Diego Maurício que após dois minutos de ter entrado fez um gol e deu uma assistência pro gol de Willian José.

A seleção brasileira continua mostrando um bom futebol sendo capitaneada por um jogador do nível de Neymar, e as perspectivas são as melhores possíveis. Para terminar vamos fazer um exercício de reflexão: imagina se no meio-campo tivesse o Ganso com a 10...

[Renan Fontes]

Renovação, mas nem tanto.

No dia 25 de janeiro, Mano Menezes convocou os jogadores para servir à seleção brasileira no amistoso do dia 9 de fevereiro contra a França, em Paris. Em sua lista, Mano privilegiou os jogadores que atuam no exterior já que no Brasil os times se encontram em regime de “pré-temporada tardia” e os jogadores não estão no auge da forma física.

Em relação aos jogadores da lista de Mano Menezes faço alguns destaques:

- Julio César: voltou ao gol da seleção brasileira e será titular até a Copa do Mundo de 2014 porque é o melhor goleiro do mundo e ainda por cima rubro-negro de alma e coração;

- Marcelo: um lateral-esquerdo sensacional e está na melhor fase de sua carreira. Sendo treinado por José Mourinho no Real Madrid melhorou muito na marcação, sendo algo que faltava pra ser considerado um dos melhores laterais do mundo atualmente.

- Anderson: considerado o “novo Ronaldinho Gaúcho” nos tempos de Grêmio, foi para o Manchester United e passou a ser utilizado como volante. Tem um ótimo passe e ainda vai bem na marcação, sendo titular constantemente no time de Alex Ferguson.

- Renato Augusto: outro Flamenguista que já está jogando um bom futebol há algum tempo. É titular no time do Bayer Leverkusen, que vem fazendo uma ótima campanha no campeonato alemão.

- Jadson: jogador sensacional do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, era outro que devia já ter sido convocado a mais tempo. Um meia extremamente habilidoso e com ótimo toque de bola e estava até cotado para defender a seleção ucraniana.




O Brasil enfrentará a França, adversário que nós não conseguimos engolir desde os tempos de Platini, e para aumentar a ferida ainda já teve jogadores como Zidane e Henry que nos deixaram cicatrizes horríveis. A seleção francesa vive um momento semelhante ao do Brasil em que a renovação era necessária, e para isso contrataram um novo técnico pós-Copa do Mundo, Laurent Blanc.

Blanc esteve presente no time que derrotou o Brasil na final em 1998. A sua carreira como treinador é extremamente curta, tendo início em 2007 treinando o Bordeaux e já na temporada seguinte consegue ganhar o campeonato francês. Logo após o vexame da França na Copa de 2010, caindo ainda na frase de grupos sem vencer nenhum adversário, e ainda com problemas de indisciplina na equipe, o cargo de Raymond Domenech estava correndo muito perigo. Domenech foi demitido e logo a seguir o nome de Laurent Blanc foi escolhido para levar a França a uma renovação completa visando a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

A seleção francesa vem com um elenco com jogadores jovens e com muitos nomes não-conhecidos pelo público brasileiro. Os mais conhecidos são: Sagna (Lateral - Arsenal), Mexés (Zagueiro – Roma), Clichy (Lateral – Arsenal), Abidal (Lateral e Zagueiro – Barcelona); Malouda (Meia – Chelsea), Gourcuff (Meia – Lyon), Nasri (Meia-atacante - Arsenal); Benzema (Atacante – Real Madrid).

Convocação completa do Brasil:

Goleiros:
Julio Cesar (Inter de Milão)
Gomes (Tottenham)
Neto (Fiorentina)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbahçe)
Zagueiros:
Breno (Bayern)
David Luiz (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
Luisão (Benfica)

Meias:
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Atlético de Madri)
Hernanes (Lazio)
Anderson (Manchester United)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shakhtar)

Atacantes:
Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Hulk (Porto)

[Renan Fontes]

Pontos? Não, obrigado.

É Assim que Vasco está nesse campeonato carioca, um rapaz rebelde, revoltado e sem nenhuma causa para defender. Se falar de pontos com ele, simplesmente ele vai virar a cara e fingir que não ouviu, e com toda sua marra rejeitar a oferta se mostrando durão, e mantendo sua postura do início ao fim. Seria cômico se não fosse verdade.

Numa partida, aonde todos já esperavam uma vitória do Flamengo, e de goleada, aquilo - que não é um time - que representa a instituição Vasco da Gama, entrou em campo contra o seu maior rival o Flamengo. E como já se esperava o time ga Gávea, foi pra cima logo no início do primeiro tempo, mas não conseguia transformar suas subidas ao ataque, em situações perigosas. O Vasco tentava desafogar com Alan, Jefferson e Fagner, mas não conseguiam passar um pouco mais do meio de campo, já que Marcel (horroroso) e Éder Luis em péssima fase não davam continuidade nas jogadas, não representando algum problema pros Urubus.




A baba cruzmaltina focava suas jogadas nas costas de Egídio lateral esquerdo fraquíssimo do Flamengo, mas não deu em nada, o rubro-negro continuou pressionando, e como já descreveu nosso amigo Fabrício Teixeira, abriu o placar com Deivid aos 22 Minutos. E foi assim até o final do primeiro tempo, quando Tiago Neves que nada havia feito até então, resolveu jogar bola, e em dois lances destruiu o pobre coitado do Anderson Martins, em um lance chutando pra fora, e no outro recebendo de Renato Abreu, dominando no peito e encobrindo o novo capitão do Vasco Fernando Prass.
No segundo tempo quando todos nós, esperávamos uma goleada, até a torcida que estava no Engenhão que começou a ir embora ainda no primeiro tempo, Gaúcho fez algumas mudanças no time, sacou o lateal esquerdo Ramón, que nada fez nesse campeonato e começa perder seu posto de ídolo, e pôs Marcio Careca que eu acho fraco, porém entrou bem e foi muito melhor que o titular, já que ele pelo menos correu e tentou marcar o Léo Moura até com um pouco de sucesso, deu mais apoio ao ataque e a defese também. Sem contar que a bola cruzada na área para o gol solitário do patético Rômulo, também saiu de seus pés.

As outras duas substituções para mim foram erradas, o interino Gaúcho tirou Alan um dos melhores em campo e pos Misael, que sinceramente não tem a menor condição de jogar em um time grande. E também tirou o morto Éder Luís e colocou o jovem Patric, que quando entrou ouviu do técnico, toca todas as bolas pro Patric, isso é o mais preocupante, já que o mesmo, é um jogador de área e sem a menor técnica. O Vasco até que pressionou o Flamenego, mas se não fosse pela falha da zaga nem diminuido teria, o urubu não quis jogar no segundo tempo, e o time de São Januário também não fez muita coisa e assim acabou o jogo 2 para o time da mulambada, e 1 para nós que agora além de passar vergonha contra os pequenos estamos desclassificados e com risco de rebaixamento no estadual.




A que ponto nós chegamos, quer dizer ponto não, já que nosso time não gosta disso. Corrigindo a frase, a que situação nós chegamos. Enquanto isso, em uma derrota que todos já esperavam e não foi nada surpreendente o que a torcida quer mesmo é a tal mudança prometida. O técnico Carlos Queiroz rejeitou a proposta do Bacalhau dizendo que quer ficar pela Europa. Dunga rejeito o time da Casaca e um salário de 400 mil por mês, pois diz que quer trabalhar primeiro na Itália antes de treinar um time do Brasil, e o que nos resta é o péssimo Ricardo Gomes, que deve ser anunciado em São Januário ainda hoje, a não ser que algo mude e um milagre aconteça. Ricardo Gomes tem no currículo um vice-campeonato brasileiro pelo Cruzeiro, e a quebra da hegemonia de títulos do São Paulo, quando ele conseguiu perder o Brasileiro para o Flamengo na úlitma rodada.

Não devemos ter muitas espernças, já que CA19 e F6 parecem começar a ganhar espaço novamente na Colina, eles que antes foram quase dispensados ou usados como moeda de troca, começam a ter chances de ficar no Vasco. Agora que o discurso adotado, é de que dependerá do novo técnico. A questão é: será que da tempo de em 3 jogos, ainda sem técincio, anunciar um, e depois de anunciar este comandante ai sim, ir atrás de reforços para montar um time forte para a Taça Rio? A resposta nós sabemos: claro que não!

O que nos cabe, agora é rezar e pedir por um milagre que nos reserve um futuro melhor, por que parece que a diretoria que iria acertar, já começa a fazer besteiras outra vez. Na quarta-feira, o Vasco joga em São Januário, as 19h30 contra o Americano.

[Anderson Thiago]