Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vaga, alegria e dancinha!

Por Renan Fontes

O Brasil termina o Hexagonal Final do Sul-Americano Sub-20 em primeiro lugar com uma goleada histórica de 6 a 0 sobre os uruguaios. Quem viu o meu primeiro post sobre os nossos jovens talentos sabe que, desde o início, eu afirmei que a vaga seria conseguida.

Seleção brasileira comemora a vitória, o título Sul-Americano e a classificação para as Olimpíadas de 2012.


A Seleção Brasileira Sub-20 possui dois jogadores que estão muito acima do nível dos seus próprios companheiros e adversários: Lucas e Neymar. O atacante santista Neymar é craque e isso todos já sabíamos desde o ano passado, devido às suas atuações ao longo do ano. O meia do São Paulo, Lucas, era um bom jogador e vem sendo mais utilizado no time profissional desde a chegada do técnico, eternamente rubro-negro, Paulo César Carpegiani. Lucas teve ótimas atuações com a camisa do São Paulo mostrando que pode ser titular no time do Morumbi, e para quem já viu seu time jogando durante esse ano, percebeu o quanto o camisa 10 da Seleção Sub-20 faz falta.

Depois dessa introdução exaltando os nossos melhores jogadores na competição, falarei sobre a partida em si. Desde o início do jogo percebi que o time do Uruguai usaria da catimba e violência para tentar inibir os nossos talentos, porém como ficou provado, isso pouco adiantaria. Os pessimistas podem falar que a Seleção Uruguaia jogou relaxada, já que possuía a vaga para as Olimpíadas, e por isso o Brasil conseguiu golear. Não concordo. Nosso adversário jogou tão sério e se irritou tanto com o futebol dos brasileiros que teve um jogador expulso.



Além do jogo duro dos uruguaios, nossa seleção enfrentou um péssimo gramado. Parecia estar com muita lama visto alguns escorregões ao longo da partida. O Brasil pressionava o Uruguai desde o início do primeiro tempo com rapidez nas trocas de bola e velocidade. O gol brasileiro parecia estar perto de ser marcado, porém com a demora, mais uma vez passava pela minha cabeça de que essa seleção complicaria mais um jogo tranquilo.

Se esse time possui um defeito, seria esse: a seleção domina os jogos no entanto não acerta as finalizações e assim o jogo passa a ficar complicado. Caso o Brasil não fizesse o gol na etapa inicial, a partida teria sido muito mais dura e difícil. Mas na parte final do primeiro tempo, o time de Ney Franco abriu o placar numa boa jogada de Lucas em que o goleiro nem viu a bola. No lance seguinte um golaço, obra-prima do nosso camisa 10: Lucas iniciou uma jogada no meio de campo e se utilizando de velocidade e drible, passou por dois adversários chutando forte para o gol. Para melhorar a situação, o uruguaio teve um jogador expulso no final do primeiro tempo, numa jogada violenta sobre o zagueiro Juan.

Lucas comemora o primeiro de seus três gols na goleada em cima do Uruguai.


O início do segundo tempo foi desastroso para o Brasil, mas poderia ter sido pior. O zagueiro Saimon fez pênalti no atacante uruguaio e foi expulso. O jogador uruguaio se concentra para chutar, o goleiro brasileiro escolhe um canto e... GOL DO BRASIL!!! Numa bonita jogada do nosso lateral-direito Danilo, passando por dois adversários, sai o gol brasileiro. A vaga para as Olimpíadas de Londres e o primeiro lugar no Hexagonal já estavam certos. O quarto gol saiu numa assistência de Lucas deixando Neymar livre dentro da área uruguaia, aí é gol certo.

Os Uruguaios pareciam totalmente perdidos em campo, com a “guarda baixa” e só esperando o nocaute. Neymar fez o quinto para o Brasil. Festa e dancinha!!! Mas ainda tinha mais. O dono da partida, Lucas, fez mais um. Partida perfeita de Lucas, três gols e uma assistência. O camisa 10 mostrou que Mano Menezes pode convocá-lo sem arrependimentos.

Fim da partida. Alegria, comemoração e título no Sul-Americano Sub-20, no Peru. Além de ser a melhor equipe no torneio, Neymar foi o artilheiro da competição. Pelo que vi ao longo do torneio, o Brasil pode formar uma bela equipe nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e ainda conseguir a medalha de ouro no futebol masculino, um feito nunca antes alcançado por nós. Para alegrar ainda mais o nosso dia, vimos a Argentina não se classificar para o torneio olímpico. Que noite! Que dia! Agora é torcer para Neymar, Lucas e companhia trazer a medalha de ouro! Rumo a Londres!




Nenhum comentário:

Postar um comentário