Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Renovação, mas nem tanto.

No dia 25 de janeiro, Mano Menezes convocou os jogadores para servir à seleção brasileira no amistoso do dia 9 de fevereiro contra a França, em Paris. Em sua lista, Mano privilegiou os jogadores que atuam no exterior já que no Brasil os times se encontram em regime de “pré-temporada tardia” e os jogadores não estão no auge da forma física.

Em relação aos jogadores da lista de Mano Menezes faço alguns destaques:

- Julio César: voltou ao gol da seleção brasileira e será titular até a Copa do Mundo de 2014 porque é o melhor goleiro do mundo e ainda por cima rubro-negro de alma e coração;

- Marcelo: um lateral-esquerdo sensacional e está na melhor fase de sua carreira. Sendo treinado por José Mourinho no Real Madrid melhorou muito na marcação, sendo algo que faltava pra ser considerado um dos melhores laterais do mundo atualmente.

- Anderson: considerado o “novo Ronaldinho Gaúcho” nos tempos de Grêmio, foi para o Manchester United e passou a ser utilizado como volante. Tem um ótimo passe e ainda vai bem na marcação, sendo titular constantemente no time de Alex Ferguson.

- Renato Augusto: outro Flamenguista que já está jogando um bom futebol há algum tempo. É titular no time do Bayer Leverkusen, que vem fazendo uma ótima campanha no campeonato alemão.

- Jadson: jogador sensacional do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, era outro que devia já ter sido convocado a mais tempo. Um meia extremamente habilidoso e com ótimo toque de bola e estava até cotado para defender a seleção ucraniana.




O Brasil enfrentará a França, adversário que nós não conseguimos engolir desde os tempos de Platini, e para aumentar a ferida ainda já teve jogadores como Zidane e Henry que nos deixaram cicatrizes horríveis. A seleção francesa vive um momento semelhante ao do Brasil em que a renovação era necessária, e para isso contrataram um novo técnico pós-Copa do Mundo, Laurent Blanc.

Blanc esteve presente no time que derrotou o Brasil na final em 1998. A sua carreira como treinador é extremamente curta, tendo início em 2007 treinando o Bordeaux e já na temporada seguinte consegue ganhar o campeonato francês. Logo após o vexame da França na Copa de 2010, caindo ainda na frase de grupos sem vencer nenhum adversário, e ainda com problemas de indisciplina na equipe, o cargo de Raymond Domenech estava correndo muito perigo. Domenech foi demitido e logo a seguir o nome de Laurent Blanc foi escolhido para levar a França a uma renovação completa visando a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

A seleção francesa vem com um elenco com jogadores jovens e com muitos nomes não-conhecidos pelo público brasileiro. Os mais conhecidos são: Sagna (Lateral - Arsenal), Mexés (Zagueiro – Roma), Clichy (Lateral – Arsenal), Abidal (Lateral e Zagueiro – Barcelona); Malouda (Meia – Chelsea), Gourcuff (Meia – Lyon), Nasri (Meia-atacante - Arsenal); Benzema (Atacante – Real Madrid).

Convocação completa do Brasil:

Goleiros:
Julio Cesar (Inter de Milão)
Gomes (Tottenham)
Neto (Fiorentina)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbahçe)
Zagueiros:
Breno (Bayern)
David Luiz (Benfica)
Thiago Silva (Milan)
Luisão (Benfica)

Meias:
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Atlético de Madri)
Hernanes (Lazio)
Anderson (Manchester United)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shakhtar)

Atacantes:
Robinho (Milan)
Alexandre Pato (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Hulk (Porto)

[Renan Fontes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário