Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Novo técnico, Novo Time e...Vitória!

Por Anderson Thiago

Na estréia do novo treinador vascaíno, Ricardo Gomes, finalmente o Vasco da Gama conseguiu ter sua primeira vitória no campeonato carioca. Com o esquema tático num 4-4-2 clássico, o cruzmaltino bateu por 3x0 o frágil Americano. Para o resto da Taça Guanabara isso não vai mudar em nada a péssima campanha do time, mas para o resto do Campeonato Carioca este resultado é como um marco de um novo início nessa temporada que vinha sendo tenebrosa. Com isso o clube de São Januário afasta totalmente o risco de rebaixamento para a segundona, já que se imagina que a partir de agora, o Vasco vai jogar como grande e ser o Vasco da Gama que todos esperam.

Ricardo Gomes conduziu o Vasco a sua primeira vitória no Carioca.

De diferente neste jogo podemos notar a mudança no esquema tático, e os jogadores que andavam desconfiados, agora retomando a confiança e se não jogaram o melhor de seu futebol cada um, pelo menos já conseguiram fazer boas jogadas. R. Gomes, deu a oportunidade para Caíque começar seu primeiro jogo como titular,e deu confiança aos laterais Fágner e Ramón para atacar com liberdade, permitiu a Eduardo Costa jogar fazendo o que sabe marcando forte e saindo dando passes rapidos de curta e também longa distância, deu novas oportunidades a Marcel e Éder Luis no ataque, e o principal destaque do time Jefferson pode jogar na posição antes ocupada por Carlos Alberto, e simplesmente dar um show, fazer um jogo impecável e deixar a impressão de que o time e a torcida não vão sentir falta do antigo capitão. Não devemos nos iludir achando que o time esta com todos os seus problemas resolvidos, devido fragilidade do adversário de hoje, o Americano é muito fraco, um time de nível muito baixo. Mas a vitória foi importante, e foi uma vitória com V maiúsculo, já que finalmente o Vasco jogou como deve, como Time Grande.

Sobre o jogo, podemos definir como um jogo de ataque contra defesa, no início do primeiro parecia que o jogo contra o Volta Redonda ia se repitir, o time cruzmaltino pressionava muito mas não concluia, mais uma vez o atacante Éder luis, que não se encontra em boa fase recebia muitos passes na cara do gol, desperdiçava inúmeras oportunidades. O Vasco conatava com Jefferson inspiradíssimo e a cada momento criava uma nova jogada. Até que um pouco depois da parada técnica, aos 35 minutos Ramón arrancou pela esquerda deu uma meia lua no zagueiro e cruzou a bola com precisão e Marcel sozinho testou a bola para o fundo da rede, fazendo Vasco 1 a 0. O resto do primeiro tempo se resumiu em ataques com chances de gol desperdiçados pelos jogadores vascaínos.

Dedé fez o segundo gol da vitória vascaína por 3 a 0.

Veio o segundo tempo, e com ele veio também Felipe, recentemente reintregado ao elenco. O segundo tempo repitia o primeiro, Jefferson agora com Felipe ao seu lado conseguia armar jogadas ainda melhores, em quanto o jogo ainda estava um a zero, o camisa 11 pos Felipe duas vezes em ótimas condições de gol, e nas duas Felipe quis dar um drible a mais e chutar, nas duas o drible teve sucesso, mas a bola não entrou em uma oportunidade foi na trave e na outra o goleiro defendeu. No lance seguinte Jefferson tabelou com Éder Luis, que tocou para Marcel que demorou um pouco para chutar e foi desarmado, a bola sobrou para o meia Jefferson que chutou e o goleiro pos para escanteio. E no escanteio batido claro por ele Jeffeson, o zagueiro e ídolo da torcida Dedé marcou o segundo gol do time da cruz de malta.

Depois da parada técnica o Vasco se acomodou um pouco, e em um lance de devaneio da zaga, o time cometeu um penâlti, muito mal batido por Felipe do Americano que foi defendido pela muralha da colina Fernando Prass. Após o susto, o Vasco voltou a pressionar muito, e o time continuava desperdiçando oportunidades, até que ele Jefferson arrancou, tabelou com Felipe, driblou dois marcadores, e no meio de mais dois chutou no canto direito do goleiro e marcou o seu gol aos 40 minutos do segundo tempo, coroando assim sua grande exibição. Daí em diante até o apito final do juiz, Rômulo perdeu grande chance de ampliar o placar, e Felipe e Marcel também em jogadas seguintes. E assim terminou a partida 3x0 para o Vasco.

Desse jogo o Vasco pode dar esperança a sua torcida de dias melhores, e um futuro melhor e de uma boa Taça Rio, mas também não pode se ludibriar e achar que tudo está resolvido, ainda são necessário reforços, muito se fala em Alecsandro do Inter e Leandro do Grêmio, mas fora estes o Vasco ainda precisará de outros nomes. Mas o que importa é que finalmente, a torcida pode mesmo que timidamente sorrir e comemorar uma vitória.

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Anderson Martins(Fernando) e Ramon; Eduardo Costa, Rômulo, Jeferson(Enrico) e Caique(Felipe); Éder Luís e Marcel. Técnico: Ricardo Gomes

AMERICANO: Jefferson; Élson, Júnior Capixaba, Carlao e Catatau; Renan, Índio(Guaçuí), Wellington Jacaré(Felipe) e Flávio Medina(William); Diego e Gustavinho. Técnico: Toninho Andrade

O próximo compromisso do time é contra o América, no próximo domingo, as 17h, e o local ainda nao foi definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário