Páginas

domingo, 20 de março de 2011

Mal dia.

Por Bernardo Mesquitella

Se no último post disse que o Glorioso estava com uma postura diferente e foi mais ofensivo do que de costume, infelizmente, tenho que dizer que a velha postura defensiva voltou. Um dos maiores problemas do time não são exatamente os jogadores escalados, e sim a postura do time. Apesar de Renato Cajá não ser uma unanimidade antes de sua transferência, penso que junto a Everton faria uma bela dupla de armação no meio de campo. Arévalo, Rodrigo Mancha e Somália possuem características semelhantes, já que os três são mais volantes de marcação do que de posse de bola, fazendo perceber como Marcelo Mattos vem fazendo falta... Como também Maicosuel...

Depois desse pequeno depoimento de insatisfação e decepção, o jogo em si. Todos sabiam que o Vasco viria mais ofensivo do que de costume, principalmente pela entrada de Diego Souza no time. O problema sempre foi esperar o adversário para atacá-lo em seguida, o nosso time tenta neutralizar o esquema do adversário para ganhar. MAS NÃO! NÃO É POSTURA DE TIME GRANDE! Acima de tudo, o adversário tem que se preocupar com isso e nós que precisamos partir para cima! Temos que agradecer a Jefferson por essa partida, com defesas importantes foi o melhor jogador botafoguense.

Embora muita gente ainda peça, acho que não seria a melhor opção demitir Joel Santana. Principalmente porque o elenco do Botafogo sofre com lesões constantes, visto Marcelo Mattos, Maicosuel e Fábio Ferreira.

Joel foi expulso no segundo tempo, e saiu vaiado por sua torcida.

Os primeiros minutos de jogo foram de total domínio do Vasco tendo várias chances para marcar mesmo antes da parada técnica. A única chance nossa foi com Arévalo, num chute bastante perigoso de fora da área. Nada mais. A segunda parte do primeiro tempo foi parecida, e Jefferson começou a aparecer como destaque do jogo. Praticou uma série de defesas seguidas e o nervosismo de quem via o jogo era claro. E nós balançamos a rede do Vasco. Infelizmente, o lance foi anulado. Loco Abreu tocou para Herrera dentro da área, o argentino chutou, marcou mas se encontrava em posição de impedimento.

Eu não paro de bater na mesma tecla que o time joga recuado demais, que só tem o contra-ataque e a bola parada como armas ofensivas e “blá blá blá”. Mas é verdade.
Na volta para o segundo tempo, o panorama ficou melhor e o Glorioso ameaçava mais o Vasco. Aos 15 minutos de jogo, numa falha “bizaaaaaaaarra” da defesa em que Rosário e João Filipe bateram cabeça, Diego Souza aproveitou e marcou. Uma falha dessas não pode ser perdoada e só escancara o nível dos nossos zagueiros. A zaga titular é Antônio Carlos e Fábio Ferreira, e mais ninguém. Após tomar um gol, Joel tirou os laterais Márcio Azevedo e Lucas, colocando Caio e Marcelo Mattos. O time pareceu bastante confuso após as substituições.

O time não reagiu e o Vasco fez outro. Numa jogada de bola parada, Dedé subiu mais alto que a zaga e Éder Luís fez outro pra desespero geral. Daquele jeito não dava. O time parecia apático e sem nenhum poder de reação. A torcida já xingava Joel, e mais uma substituição foi feita, sacando Everton e colocando o jovem atacante Alex. Ainda não entendi o porque disso, porque o time ficou com três volantes e três atacantes e totalmente perdido em campo.

A partida foi se arrastando até o final. Eu não queria acreditar. A equipe só marcava o Vasco. Jefferson fez mais uma defesa espetacular em chute de Diego Souza.

Jéfferson fez boa partida, e não teve culpa nos gols do Vasco.

Nosso Joel acabou expulso após reclamar do árbitro e o 2 a 0 foi até o final. Quem viu o jogo sabe da decepção que foi. O time precisa buscar aquele espírito de luta e superação que nos fez ganhar o Campeonato Carioca no ano passado, precisa voltar a ser um time de garra e raça. Demitir o Joel não é a solução. Precisamos de mais do que isso.

2 comentários:

  1. O vasco venceu o clássico contra um Bota apático, e sem brlho, mas não quer dizer que o time está dando show. Ainda falta muito para voltar a ser um dos 4 grandes do Rio.

    ResponderExcluir
  2. Pra quem tinha a vitória certa o botafogo se fudeu um pouquinho né?
    Sou vascaíno e sei que o time não é ainda um time completo e formado mas tem bons jogadores está em boa fase e é lastimável ser subestimado dessa forma.
    Corre botafogo, corre atrás do prejuízo.

    ResponderExcluir