Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Neymar... Neymar... Neymar... Neymar...

Por Renan Fontes.

Acho que o título do post já resume o que foi o jogo do Brasil contra a Escócia, jogado na Inglaterra, no estádio do Arsenal. Todos os times do Brasil ao longo da história tiveram um grande jogador que chamava a responsabilidade e fazia a diferença nos jogos, e hoje em dia afirmo com toda a certeza que a estrela brasileira é Neymar. O time brasileiro começou com a seguinte escalação: Julio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires, Elano e Jadson; Leandro Damião e Neymar. Analisando o time por inteiro posso dizer que é um time mais leve do que o time da Copa do Mundo de 2010, mais jovem, e com uma qualidade técnica melhor. Porém isso não significa que esse time irá ganhar tudo. É preciso ter calma.

Nos dois jogos em que o Brasil esteve enfrentando grandes seleções e ainda por cima rivais, saiu derrotado, tanto por Argentina quanto pela França. Mano Menezes terá o seu primeiro desafio esse ano disputando a Copa América, e na casa de nossos “hermanos”. Será a chance de Mano mostrar que a sua proposta de renovação está dando certo e consolidar a sua posição até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Posso estar sendo exigente, mas qualquer resultado sem ser a chegada na final da competição será um fiasco na trajetória de Mano, visto o desempenho de Dunga saindo como campeão na última edição.

O Brasil iniciou o jogo partindo para cima da Escócia e nossos adversários se defendiam bem, com praticamente todo o time marcando. A maioria das jogadas saía pelo lado direito com Daniel Alves, Elano e Lucas apoiando bastante por esse lado. E foi num desses lances que saiu o primeiro lance de perigo para o Brasil. Numa cobrança de escanteio, Elano meteu a bola na cabeça de Leandro Damião que cabeceou no travessão. Em mais uma jogada pelo lado direito, Lucas e Elano fizeram a tabela , o jogador do Liverpool cruzou para a área e num bate-rebate ela acabou saindo. Muitos disseram que a bola bateu na mão do zagueiro escocês, mas o árbitro não viu. A Escócia teve um lance de perigo numa bola alçada para a área, em que o zagueiro Whittaker cabeceou e a bola passou perto do gol de Julio César.

Quando o lado esquerdo do Brasil foi acionado saiu o primeiro gol. André Santos foi à linha de fundo, cruzou rasteiro para a área e encontrou Neymar que mesmo desequilibrado, chutou para o gol e marcou. 1 a 0 e a estrela santista brilhou mais uma vez.

Aos poucos o Brasil vai recuperando a alegria de jogar e o futebol bonito.

A diferença técnica entre as duas equipes era grande e por isso esperávamos bem mais gols durante o segundo tempo.

No início da segunda etapa, Neymar fez uma jogada individual e chutou de fora da área, a bola beliscou a trave e saiu. No ataque seguinte, o goleiro escocês praticou duas defesas em chutes de Neymar e Damião evitando o gol brasileiro. Numa jogada de Daniel Alves pela direita, o lateral cruzou para Ramires que estava livre e sem marcação, porém o meia do Chelsea pegou mal e chutou para cima do gol. Uma outra revelação brasileira estava no banco e seu momento chegou na metade do segundo tempo, Mano tirou Jadson e colocou Lucas, estrela da sub-20.

O menino são-paulino mesmo com pouco tempo em campo, arrancou em dois lances fazendo duas boas jogadas, num passe para Jonas em que o atacante chutou para fora, e ainda foi decisivo dando o passe para o pênalti sofrido por Neymar. O santista sofreu um toque por trás e foi derrubado. Pênalti. Neymar assumiu a responsabilidade de cobrar a penalidade e não decepcionou. Marcou, vibrou e fez dancinha com Lucas. Fim de jogo, 2 a 0 e vitória brasileira no Emirates Stadium.

Neymar será decisivo para a Seleção Brasileira e terá a responsabilidade de conduzir o time a conquista do hexa em 2014.

Para quem acha que ele é “firuleiro” demais, e não joga objetivamente, deve estar surpreso com o fato de que a camisa amarela não pesa em seus ombros. Neymar não foge do jogo, não se esconde e será a estrela brasileira na Copa do Mundo de 2014, junto à Lucas e Ganso. Todos esperam esse trio de ataque jogando junto e encantando o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário